O termo Lixo eletrônico se dá à tudo o que é proveniente de equipamentos eletroeletrônicos, incluindo aparelhos celulares, computadores, impressoras e periféricos, que não são mais utilizados e acabam por serem descartados. Os materiais utilizados na fabricação destes equipamentos, como o cádmio, níquel, chumbo, mercúrio, lítio e várias outras substâncias tóxicas, são altamente cancerígenos e até letais, caso sejam absorvidas por pessoas ou animais em grandes quantidades.
Por este motivo, o descarte correto e o consumo consciente, são de suma importância para que se promova a sustentabilidade e uma menor extração de um recurso finito, pois, um dia, ainda, podemos ficar sem celulares e pc’s novos por falta de matéria prima.
Sendo assim, uma das ações que fazem parte do projeto Mude o Mundo, idealizado pela Pousada Sossego da Pampulha, foi buscar formas de descartar corretamente o lixo eletrônico da Pousada e de seus hóspedes. A partir desta semana, todos os equipamentos eletroeletrônicos, incluindo pilhas e baterias, serão enviados para empresas que realizam a coleta para reaproveitamento e descarte correto.
Infelizmente, apenas 2% dos celulares brasileiros são devidamente reciclados, conforme informações da empresa especializada em soluções de reciclagem e sustentabilidade, Umicore. Para reverter este quadro, precisamos que cada pessoa faça a sua a parte e abrace, também, esta causa. Que tal começar a hoje essa mudança? Confira algumas empresas em Belo Horizonte que já recolhem estes resíduos perigosos, seja para o reaproveitamento ou destinação correta dos mesmos: BH Recicla, E-mile, Inovar Ambiental e Naturalis Minas.
Contamos com você para termos um mundo melhor!
Nenhum Comentário