5 lembrancinhas de Beagá que você precisa levar para casa

agosto 29, 2017

Todo turista que se preze não volta pra casa sem levar um mimo ou uma lembrança do lugar que visitou, seja para dar de presente a alguém especial ou guardar para si, o importante é ter algo que lembre aquela viagem especial. E em BH, o que não falta são especiarias típicas do estado de Minas Gerais. Selecionamos algumas delas e, sugerimos, o Mercado Central, para encontrá-las. Confira!

Queijo Minas

Minas Gerais possui uma das cozinhas mais fortes do Brasil, com ingredientes e produtos únicos com o queijo minas, parte da riqueza do estado que com o tempo se tornou um produto consumido nacionalmente. O sucesso do queijo minas é o fato de hoje ser o queijo mais consumido no Brasil, o reconhecimento em 2002 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (IEPHA), como “Patrimônio Imaterial” e depois reconhecido nacionalmente pelo Instituto Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), que nomeou como “Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro”.

Doce de leite

Minas por ser o maior produtor de leite do país, também responde por 50% da produção do doce de leite. Em 2016, o doce de leite mineiro reafirmou sua posição de destaque no mercado nacional. Durante o 42º Concurso Nacional de de Produtos Lácteos – realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig), em Juiz de Fora – os três primeiros lugares da competição que elegeu o melhor doce de leite do país foram mineiros.

Cachaça

A tradição e a experiência dos produtores são a fórmula para a qualidade da cachaça produzida em Minas Gerais, que foi posta à prova e venceu mais um desafio: a Cúpula da Cachaça elegeu, em um teste cego, as 50 melhores cachaças do Brasil. Entre elas estão 30 rótulos mineiros.

Cerveja artesanal

Quando o assunto é cerveja artesanal, Belo Horizonte já é referência! Segundo a Acerva Mineira (Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais), não há um número exato, mas estima-se que no Estado são produzidos 55 dos 120 tipos de cerveja existentes no mundo. Focando apenas nas microcervejarias, hoje, um milhão de litros de cervejas especiais são gerados, em média, a maioria na grande BH. Ainda, de acordo com a Acerva, MG possui 30 fábricas de cerveja, das quais 24 são micro-cervejarias. Esses números só tendem aumentar e a contribuir para o ramo cervejeiro.

Artesanato

A diversidade de Minas Gerais está espelhada também na riqueza de seu artesanato, trabalhado em pedra, barro, madeira, prata, estanho e fibra trançada. Conhecer esse talento regional é fazer uma viagem pelos caminhos das Minas e das Gerais.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *